Linha 6
Ações afirmativas e pós-graduação

Eliane Alves da Silva

Pesquisa: A pesquisa tem por objetivo compreender o papel dos cursos preparatórios populares para a pós-graduação, entendendo-os como práticas que contribuem para a efetivação das ações afirmativas. Essa modalidade de curso vem crescendo nos últimos anos, dando continuidade e aprofundamento às propostas de ações semelhantes voltadas para o ingresso nos cursos de graduação, os chamados “cursinhos populares”. Pergunta-se, de forma preliminar, até que ponto as práticas e premissas dos cursos preparatórios para a pós ampliam o sentido de inclusão universitária e ajudam a aprofundar e radicalizar a perspectiva das ações afirmativas no ensino superior. 

Paula Cristina da Silva

Pesquisa: Análise da relação entre as políticas de ação afirmativa na pós-graduação e a produção de conhecimento, no formato de teses e dissertações defendidas em instituições e cursos diversos, em diferentes regiões do Brasil, na área de Humanidades, temática que abordarei no projeto de pesquisa que integra o Caleidoscópio. 

Paulo Neves

Pesquisa: Ações afirmativas na pós-graduação.

Laura Moutinho

Pesquisa Ações afirmativas nas pós-graduações da USP.