"Seminário faz parte do Projeto “Presenças negras em programas de pós-graduações: emergências e agências na ciência brasileira”(Capes)"
Nos dias 19 e 20 de março, no auditório do CEAD da Universidade Federal de Viçosa, acontece o I Seminário sobre presenças negras em programas de pós-graduação.
O evento é gratuito e presencial e tem como objetivo promover debates sobre as ações afirmativas e as presenças de pessoas negras em programas de pós-graduação no Brasil.
O seminário contará com a participação de pesquisadoras e pesquisadores que são referências na temática, que discutirão temas como as ações afirmativas/cotas raciais, os desafios da permanência de pessoas negras na pós-graduação e as conquistas e contribuições das pesquisas produzidas por pesquisadores(as/es) negros(as/es).
O evento é organizado pelo Projeto “Presenças negras em programas de pós-graduações: emergências e agências na ciência brasileira”, aprovado pelo edital Programa Alteridade na Pós-graduação da Capes (edital nº 37/2022) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV.
A coordenadora do projeto, professora Dra Maria Simone Euclides, comenta que “o racismo abarca todas as nossas relações e dimensões sociais, estruturais e espaciais. Ao passo que compreendemos como o mesmo se retroalimenta em nossa sociedade, a luta constante por reparação histórica, igualdade material e imaterial, também se reafirma. É neste contexto, que este projeto e o evento buscam apontar as nossas presenças nas ausências, dialogando sobre o que já foi feito e o que ainda precisa avançar no âmbito das ações afirmativas e das políticas de cotas raciais em Programas de Pós-graduação no Brasil”.
O seminário é aberto a toda a comunidade, com inscrições gratuitas no Link. Haverá certificado.
Confira a programação completa:
19 de Março
18:30h: Mesa de abertura
19:00h: Conferência de abertura: “A presença negra na pós-graduação: desafios e perspectivas”, com Iraneide Soares da Silva (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/UESPI)
20 de Março
10:00h: Mesa redonda: “Ações afirmativas e desafios das universidades”, com Andréa Lopes da Costa Vieira (UNIRIO) e Sales Augusto dos Santos (Univiçosa/UFOP)
14:00h: Mesa redonda: “Enegrecendo pós-graduações”, com Eliane Alves da Silva (UFABC) e Ana Carolina Costa dos Anjos (UFV/UNEMAT)
16:00h: Mesa redonda: “Ações afirmativas: uma perspectiva nacional”, com Cassia Virginia Bastos Maciel (UFBA) e Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG)
Para se inscrever, acesse o site do I Seminário sobre Presenças Negras em Programas de Pós-graduação.