A introdução das ações afirmativas no ensino superior foi um catalisador de mudanças sociais em diferentes esferas da vida nacional. Por conta do papel das universidades na formação das elites econômicas, políticas e culturais, a chegada de públicos até então minoritários criou condições para que reivindicações identitárias e demandas que extrapolaram os limites das universidades viessem à tona. Com isso, entender esse processo é de fundamental importância para avaliar transformações da sociedade brasileira.
Cientes da multidimensionalidade das ações afirmativas e de seu impacto na sociedade brasileira, a equipe formada para esse projeto agrega diversos saberes disciplinares e diversas competências científicas e acadêmicas. Aglutinando pesquisadores de diferentes disciplinas das ciências humanas (sociologia, antropologia, ciência política, educação, filosofia, comunicação) o projeto dialoga com teorias e metodologias variadas tecendo uma ampla rede de instituições, sujeitos e estudos que conformam esse caleidoscópio das ações afirmativas.
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP
Tataraneto de Mulheres Africanas e Homens Africanos. Bisneto, neto e filho de Mulheres e Homens do Recôncavo da Bahia.
Socióloga. Professora Associada na Escola de Ciência Política (ECP/UniRio).
Coordenadora do Grupo PET-Ação Afirmativa. Coordenadora do Comitê de Pesquisas em Sociologia das Relações Raciais na Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS)
Professora na UFRRJ
Antonádia Borges é professora na UFRRJ, onde coordena o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC
Seus principais trabalhos abordam ações afirmativas, classificações étnico-raciais e comissões de heteroidentificação étnico-racial (CHI) no contexto das mídias digitais.
Jornalista e Doutora em Sociologia.
Atualmente professora visitante no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG/Betim).
Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa com o título ‘Agência criativa negra na pós-graduação: um olhar de discentes da UFV, UNB e UFBA’, dentro do projeto guarda-chuva ‘Presenças negras em programas de pós-graduações: emergências e agências na ciência brasileira’.
Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas e Docente da Universidade do Estado da Bahia Uneb).
Coordenadora da pesquisa departamental Nômades do saber: um estudo sobre migração estudantil. estudantil.
Doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC
Pesquisa Feminismo Negro, relações raciais e de gênero e ativismo negro nas redes sociais.
Doutora em Educação
Dedica-se a pesquisa na área de Educação, com foco na Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e educação para/das comunidades tradicionais.
Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP
Pesquisas nos seguintes temas: periferias, desigualdades sociais e urbanas, direitos sociais (notadamente direito à moradia), judicialização dos direitos, interseccionalidades e políticas públicas.
Professor Adjunto no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Atua nos seguintes temas: desigualdade racial, saúde mental, sociologia do trabalho, metodologia das ciências sociais e educação. Entre suas publicações está o livro “O Negro no Mundo dos Ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo 2010”
Doutoranda em Antropologia através do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia – PPGA/UFBA
Mestra em Antropologia através do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia – PPGA/UFBA
Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Geoquímica pela Universidade Federal da Bahia.
Educadora quilombola de Conceição das Crioulas, Salgueiro/PE.
Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Programação de Ensino e em Desenvolvimento Local Sustentável. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2010-2012) e doutora em Sociologia pela mesma Universidade (2022).
Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP)
Tem como temas de pesquisa: gêneros, sexualidades, formação de licenciandos e docentes que ensinam matemática e Educação Matemática.
Graduanda do Bacharelado em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC.
Realizando iniciação científica com estudos das ações afirmativas através do programa PDPD (Pesquisando Desde o Primeiro Dia) da UFABC.
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Atualmente estuda as desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro com ênfase na informalidade, pensamento social brasileiro, racismo e campo étnico racial.
Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso-PPGECCO/ UFMT
Indígena da etnia Kurâ-Bakairi de Mato Grosso, Brasil. Possui formação interdisciplinar nas áreas de Comunicação, Educação, Desenvolvimento Sustentável e Cultura.
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)
Atua no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/ UFF). É uma das coordenadoras do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra.
Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília
Possui diversos artigos, capítulos de livros e livros publicados sobre os seguintes temas: teorias decoloniais, pós-colonialismo, intelectuais negros, teorias da diáspora, ação afirmativa.
Mestrando do programa de pós-graduação em políticas públicas da Universidade Federal do ABC
Pesquisa os seguintes temas: Educação, movimentos sociais de educação, movimento negro, identidade afro-brasileira.
Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Roraima
Graduado em Letras – Português e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), com Especialização em Psicopedagogia (2004), pela Nilton Lins.
Doutorado em andamento em Estudos Étnicos e Africanos (PosAfro/UFBA)
Tem se debruçado nos estudos de gênero, raça e classe, com foco nos estudos culturais e de mídia. Contribui com a produção de artigos para as plataformas Blogueiras Negras e Geledés.
Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) ambos da USP.
Coordenadora do PPGAS/USP (mandato 2020/2023). Pesquisadora-líder (2o líder) do NUMAS – Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença, da USP no CNPq.
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS/Bolsista Capes)
Tem experiência em temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Assistência Social, Criança e Adolescente, Igualdade Racial, Gênero, Políticas Afirmativas, Participação e Controle Social.
Mestranda em Antropologia na Universidade de São Paulo (PPGAS/USP)mestranda em Antropologia na Universidade de São Paulo (PPGAS/USP)
Meus interesses de pesquisa são: marcadores sociais da diferença, interseccionalidade, ensino superior, descolonização.
Doutora em Sociologia pela UFRGS e pela Université de Nice Sophia-Antipolis
Temas de interesse: racismo, desigualdades raciais, interseccionalidade, ações afirmativas, trabalho e justiça social.
Doutora em Ciências Sociais (2004), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professora Titular de Sociologia, com atuação no curso de Graduação em Ciências Sociais e Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina.
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP
Possui experiência com docência e pesquisa na área de Ciências Sociais de temas relacionados à Antropologia, Periferias, Marcadores Sociais da Diferença, Violência e Movimentos Sociais.
Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo
Tem experiências na área de Sociologia das Relações Étnico-Raciais, Sociologia da Desigualdade, Teoria Social Contemporânea, Estudos de Gênero e Interseccionalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, antirracismo, interseccionalidade, gênero, culturas negras diaspóricas, e processos de identificação.
Professor Titular na Universidade Federal do ABC, onde é coordenador da Editora da UFABC (EDUFABC)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Sociologia e Ciências Humanas – Universite Lumiere Lyon 2 (1992) e doutorado em Sociologia e Ciências Sociais – Universite Lumiere Lyon 2 (1999).
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP
Tem trabalhos principalmente nos seguintes temas: antropologia, educação, marcadores sociais da diferença, deficiência, deficiência intelectual, gênero, sexualidade, raça, acessibilidade, Ensino Superior, ações afirmativas, Brasil e África do Sul.
Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atuou como Coordenadora Adjunta da Ação Saberes Indígenas na Escola no Núcleo IFRR (2016-2019). Dedica-se ao estudo da temática indígena.
Professora adjunta do Bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Atualmente é vice-coordenadora do Comitê de Pesquisa em Gênero e Sexualidade da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Graduado em Arte pela Universidade Federal de Sergipe-UFS; Mestrado em Educação também pela UFS.
Desde o início da juventude atua nos movimentos sociais e em comunidades, com destaque para a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o reconhecimento e organização de comunidades quilombolas, a luta contra o racismo e a discriminação racial. Fundador do Instituto Braços- Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe.
Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) no Campus XIX – Camaçari (BA)
Doutor em Educação e Contemporaneidade (2013) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do grupo de pesquisa Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS) – CNPQ.
Doutora em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela, validado no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia – UFBA
Doutora em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela, validado no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia – UFBA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC
Mestrado em andamento, com o tema “Estudantes trabalhadores: um estudo sobre a fruição entre alunos da Universidade Federal do ABC”