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Socióloga antirracista, Professora Titular do Departamento de Sociologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA. Tem experiências na área de Sociologia das Relações Étnico-Raciais, Sociologia da Desigualdade, Teoria Social Contemporânea, Estudos de Gênero e Interseccionalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, antirracismo, interseccionalidade, gênero, culturas negras diaspóricas, e processos de identificação. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (2017-2018) e no Center for Latin American and Iberian Studies (CLAIS) da Vanderbilt University, Estados Unidos (2007-2008). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1993). Iniciou a carreira docente no Departamento de Sociologia da UFBA, em 1994, tendo se dedicado, principalmente, às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo multidisciplinar de estudos sobre o racismo e o antirracismo. Coordenou projetos institucionais de mobilidade estudantil entre Brasil e Estados Unidos, e de apoio à permanência de estudantes negros (pretos e pardos) e de baixa renda, antes e depois da criação das políticas de ação afirmativa para estudantes de graduação na UFBA.
Além do interesse teórico como parte da discussão sobre as estratégias para enfrentamento do racismo, atuei diretamente na coordenação de vários projetos de ação afirmativa e, recentemente, coordenei a equipe do Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas (CAA) na UFBa, juntamente com Edilza Sotero, docente da FACED-UFBA. Tenho participado de eventos acadêmicos, como Mesas Redondas e Fóruns, tratando do assunto, bem como de publicações, como o artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência Política, no dossiê sobre feminismo e antirracismo (2015), e o Dossiê da Revista Brasileira de Sociologia (2022), que organizou juntamente com Paulo Neves (UFABC). A partir destas experiências anteriores é que me voltei para a análise da relação entre as políticas de ação afirmativa na pós-graduação e a produção de conhecimento, no formato de teses e dissertações defendidas em instituições e cursos diversos, em diferentes regiões do Brasil, na área de Humanidades, temática que abordarei no projeto de pesquisa que integra o Caleidoscópio.