referências

ALMEIDA, Lívia Jéssica Messias de; LOPES, Edinéia Tavares. APRESENTAÇÃO – Ventos insurgentes na educação, inquietações e resistências. Revista Fórum Identidades, v. 32, n. 1, p. 7–12, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/15030>. Acesso em: 20 jun. 2024.

ANJOS, Ana Carolina Costa dos; CASSIANO, Thiago Francysco Rodrigues. Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira: a exclusão do identitário negro no evento ?Palmas – Capital da Fé?. Revista ABPN, v. 10, p. 295-312, 2018. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/439> Acesso em 17 jun. 2024.

ANJOS, Lídia Carla Araújo dos; BOMFIM, Sandra Morais de Jesus; LOPES, Edineia Tavares. As cotas raciais nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe executados em rede. Práxis Educacional, v. 20, p. 01, 2024. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13321> Acesso em: 20 jun. 2024

ANJOS, Ana Carolina Costa dos; TRINDADE, Luana Ribeiro da. Gramáticas racistas em xeque: o caso de um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). SIMBIÓTICA, v. 8, p. 86-109, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/35434> Acesso em: 17 de jun. 2024.

AZEVEDO, Beatriz de Paula; ANJOS, Ana Carolina Costa dos. Disputa em torno das ações afirmativas para estudantes negro(a/e)s: Manchetes sobre as fraudes e comissões de heteroidentificação nas universidades públicas. In: IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste (IV Copene Nordeste), 2024, Maceió. Anais do IV COPENE NORDESTE: O legado de Palmares e o futuro das Políticas Públicas, 2024. v. 1. p. 1-18. Disponível em: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/anais/trabalhos/lista#B

BALOI, B. P.; LOPES, E. T. Educação intercultural: diálogos iniciais entre conhecimento científico e tradicional em uma escola moçambicana. In: PEREIRA, Ademir de Souza; ASSIS, Alice; FONSECA, Laerte (Org.). Educação intercultural: diálogos iniciais entre conhecimento científico e tradicional em uma escola moçambicana. 1. ed. Iguatu: Quipá, 2023. p. 12-.

BARRETO, Paula; LIMA, Márcia; LOPES, Andréa; SOTERO, Edilza. Entre o isolamento e a dispersão: a temática racial nos estudos sociológicos no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia – RBS, [S. l.], v. 5, n. 11, 2018. DOI: 10.20336/rbs.223. Disponível em: <https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/320> Acesso em: 11 jun. 2024.

BARRETO, Paula Cristina da Silva; RIOS, Flávia; NEVES, Paulo Sérgio da Costa; SANTOS, Dyane Brito Reis. A produção das ciências sociais sobre as relações raciais no Brasil entre 2012 e 2019. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais – BIB, v. 94, p. 1-35, 2020. Disponível em: <https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/191

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Política afirmativa, democratização do acesso à universidade e propostas de avaliação: Lei de cotas teve papel central para a entrada de negros, indígenas e estudantes oriundos de escolas públicas nas universidades públicas. Ciência e Cultura, v. 75, p. 1-09, 2023. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252023000100003&script=sci_abstract&tlng=pt

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Política de Ação Afirmativa na UnB. Nexo Políticas Públicas, 03 maio 2022. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2022/05/17/politica-de-acao-afirmativa-na-unb

BERNARDINO-COSTA, Joaze; BORGES, Antonádia; FERREIRA, Maria Aparecida Chagas; CARLOS, Gabriella da Conceição e. Radiografia das políticas de ação afirmativa na pós-graduação das universidades federais. Dados, Rio de Janeiro, vol. 67, no. 3, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/WCMW3c9DtK5TLPHPCDxvZkN/?format=pdf&lang=pt

BERNARDINO-COSTA, Joaze; BORGES, Antonádia. Um projeto decolonial antirracista: ações afirmativas na pós-graduação na universidade de Brasília. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/c5k3X36N7xVdWjLSbtksxWH/?format=pdf&lang=pt 

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MOURA, Cristina Patriota de. Jalecos Brancos: Trajetória e desempenho de cotistas do curso de medicina da UNB. Educação e Sociedade, v. 44, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bJCmfBf5QryKfs3XndjmYdz/

BORGES, Antonádia; BERNARDINO-COSTA, Joaze. Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, Rio de Janeiro, vol. 28, no. 3, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400

BORGES, Antonádia; BERNARDINO-COSTA, Joaze. Dessenhorizar a academia: ações afirmativas na pós-graduação. Mana, vol. 28, no. 3, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0401

BRITO, Jadir; COSTA, Andrea Lopes da; RUAS, Rhaysa. Gênero, Raça, Política e Direitos Humanos no Brasil. Revista Direito e Práxis, v. 13, p. iii-xviii, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/issue/view/2676>. Acesso em: 12 jun. 2024.

BRITO, Maria Camila de Lima; LOPES, Edinéia Tavares.. A educação das relações étnico-raciais: perspectivas para a formação docente em Química. Scientia Plena, v. 10, p. 01-12, 2014. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2003> Acesso em: 20 jun. 2024.

CARMO, Milena Mateuzi; MOUTINHO, Laura; KLEIN, Charles. Periferias nas universidades: ecos femininos das políticas de ações afirmativas. Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/906/430

CARVALHO, Francione O; LIMA, Dulcilei da Conceição. Relações étnico-raciais: A presença negra no Brasil. 1. ed. São paulo: Mundo Mirim, 2012. v. 1. 104p.

COSTA, Andréa Lopes da. Ações afirmativas e transformações no campo intelectual: uma reflexão. Educação e Sociedade, vol. 43, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sgDQbJHKLgpK8fPBLr5tM5Q/?format=pdf&lang=pt

COSTA, Andréa Lopes da. De qual inclusão se fala quando o assunto é ensino superior? Uma análise comparativa entre as propostas de Cotas Raciais e o Programa Universidade para Todos (ProUni). In: Patricia Silveira Farias; Marcia Pinheiro Leitão. (Org.). Novos estudos em relações étnicorraciais. 1ed.Rio de Janeito: ContraCapa, 2014, v. , p. 01-20.

COSTA, Andréa Lopes da. O espírito das ações afirmativas na era pré-cotas. Nexo, 01 nov. 2023. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2023/03/01/o-espirito-das-acoes-afirmativas-na-era-pre-cotas

COSTA, Andréa Lopes da; FERREIRA, Edmilson. dos Santos; VIEIRA, José Jairo. Relações étnico-raciais e saberes docentes na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio De Janeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 236–252, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.10006. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10006> Acesso em: 12 jun. 2024.

COSTA, Andréa Lopes da; GHELMAN, Laura; SILVA, Ana Carolina. Para além da inclusão: Promoção, valorização e elaboração de narrativas acerca da identidade como Ação Afirmativa. In: Amilcar Araújo Pereira; Warley da Costa. (Org.). Educação e Diversidade em Diferentes Contextos. 01ed.São Paulo: Pallas, 2015, v. , p. 01-10.

COSTA, Andréa Lopes da; GOMES, Edlaine de Campos. Religião e Raça em articulações necessárias e insurgentes. In: johanna Gondar Hildebrand; Francisco Ramos de Farias. (Org.). Memória e Resistência: nos interstícios do poder. 1ed.Rio de Janeiro: Sete Letras, 2022, v. II, p. 91-114.

COSTA, Andréa Lopes da; HIPÓLITO, Jéssica Maria de Vasconcellos Santana; VIEIRA, José Jairo. Ação Afirmativa, Memória e Reconhecimento: Relações Raciais e Experiências Negras nas narrativas do Rap. Revista Praia Vermelha, v. 30, p. 90-120, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha/article/view/27950

COSTA, Andréa Lopes da; LIMA, Ludimila Maria Moreira; MIRANDA, Luma Doné. Sobre quem somos e sobre o que dizem que somos: o que revelam os rituais das comissões de heteroidentificação? Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/902/428

COSTA, Andréa Lopes da; PICANÇO, Felícia. Para além do acesso e da inclusão: impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no ensino superior. Novos Estudos Cebrap, vol. 39, no. 2, maio-ago 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/cH8p7sZsd9gk33JFRG3kpTJ/?format=pdf&lang=pt

COSTA, Emmanoel Vilaça; JESUS, Yasmin Lima de; LOPES, Edinéia Tavares. Descobrindo as Ciências na Cultura Indígena: Pinturas Corporais. Revista Curiá: Múltiplos Saberes, v. 1, p. 1-6, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/CURIA/article/view/3627> Acesso em 20 jun. 2024.

COSTA, Andréa Lopes da; PICANÇO, Felícia Silva. Revisitando Ações Afirmativas. Vértices, v. 25, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/18089

FRANÇA, Evanilson Tavares; LIMA, Maria Batista; LOPES, Edinéia Tavares; SANTOS, Ângela Sales Andrade dos. (F)atos de resistência: fórum de educação escolar quilombola de Sergipe e os projetos políticos pedagógicos das escolas quilombolas. Revista Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 13, p. 84-106, 2021. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1264> Acesso em 14 jun. 2024.

JESUS, Alexis Magnum Azevedo de; LOPES, Edinéia Tavares. 20 anos da lei 10.639/03: Pensar uma educação das relações étnicoraciais para além do capital. Boletim DATALUTA, v. 182, p. 1-11, 2023. Disponível em:<https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52746> Acesso em: 17 jun. 2024.

JESUS, Maria Camila Lima Brito de; LOPES, Edinéia Tavares. A educação das relações étnico-raciais: olhares na formação docente em química. Revista Fórum Identidades, v.1, p. 1-18, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/8345>. Acesso em: 17 jun. 2024.

JESUS, Maria Camila Lima Brito de; LOPES, Edinéia Tavares. Questões étnico-raciais nas licenciaturas em química e física de uma universidade federal nordestina. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 11, p. 372-382, 2018.

JESUS, Yasmin Lima de; LOPES, Edinéia Tavares. (Re/Des) Construção das visões acerca dos indígenas na formação docente em ciências da natureza. Revista SODEBRAS, v. 10, p. 279-289, 2015.

LIMA, Dulcilei da Conceição. Ancestralidade feminina negra e laços entre mulheres em Um defeito de Cor. In: Fernanda Rodrigues de Miranda; Maria Aparecida Cruz de Oliveira. (Org.). Ana Maria Gonçalves: Cartografia Crítica. 1ed.Brasília: Edições Carolina, 2020, v. , p. 131-156.

LIMA, Dulcilei da Conceição. Feminismo Negro e ciberativismo no Brasil. Entropia, v. 3, p. 5, 2019. Disponível em: <https://www.entropia.slg.br/index.php/entropia/article/view/392> Acesso em 17 jun. 2024.

LIMA, Dulcilei da Conceição. O exercício do sujeito posicionado de Beatriz Nascimento por feministas negras nas redes sociais. In: Thiane Neves Barros; Tarcízio Silva. (Org.). Griots e tecnologias digitais. 1ed.São Paulo: LiteraRua, 2023, v. , p. 33-46.

LIMA, Dulcilei da Conceição. O feminismo negro na era dos ativismos digitais. CONEXÃO POLÍTICA – REVISTAS ELETRÔNICAS DA UFPI, v. 8, p. 49-70, 2019. Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/9388> Acesso em 17 jun. 2024.

LIMA, Dulcilei da Conceição. Tá na cabeça, tá na web! Significados simbólicos e historicidade do uso do turbante no Brasil. DOBRAS, v. 10, p. 21-41, 2017. Disponível em: <https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/633> Acesso em 17 jun. 2024.

LIMA, Dulcilei da Conceição. Trajetórias políticas de mulheres negras na primeira metade do século XX: Laudelina de Campos Mello, Maria de Lurdes Vale Nascimento e Maria Brandão dos Reis. In: FARIAS, Márcio; SILVA, Maria Lucia da; OCARIZ, Maria Cristina; NETO, Augusto Stiel. (Org.). Violência e Sociedade: O racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro. 1ed.São Paulo: Escuta, 2018, v. 1, p. 1-288.

LIMA, Dulcilei da C. MARQUESE, R. B.; SILVA, R; NABOR, J.; Entre Claudias e Luizas Mahins: Reflexões acerca da condição da mulher negra no Brasil. In: SILVA, Claudinei Roberto da. (Org.). Presença africana no Brasil. 1ed.São Paulo: Conceito Humanidades, 2014, v. 1, p. 1-80.

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; NEVES, Paulo Sérgio da Costa; SILVA, Paula Bacellar e.. A implantação das cotas na universidade: Paternalismo e ameaça à posição dos grupos. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 141-163, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vNxCCpYPdj7678HdDbxHGvq/abstract/?lang=pt

LIMA, Dulcilei da Conceição; OLIVEIRA, Taís. Mulheres e tecnologias de sobrevivência: Economia Étnica e afroempreendedorismo. In: Tarcízio Silva. (Org.). Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. 1ed.São Paulo: LiteraRua, 2020, v. , p. 211-229.

LIMA, Dulcilei da Conceição; OLIVEIRA, Taís. Negras in tech: apropriação de tecnologias por mulheres negras como estratégias de resistência. CADERNOS PAGU, v. 2020:e2059, p. 1-33, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cpa/a/KqNnBn6nVKX6nBMZ7cj8VHC/abstract/?lang=pt> Acesso em 17 jun. 2024.

LIMA, Dulcilei da Conceição; PINEZI, Ana Keila Mosca. As abordagens sobre interseccionalidade em três blogs feministas. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 55, p. 54-64, 2019. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2019.55.1.06> Acesso em 17 jun. 2024.

LOPES, E. T. Sujeitos indígenas bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolares. Revista de Educação Pública, v. 23, n. 54, p. 807–829, 2014. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1492>. Acesso em: 20 jun. 2024.

LOPES, E. T. Um olhar acerca das relações entre sujeitos Baikairi, a escola indígena e os conhecimentos científicos escolares. In: O ensino de ciências e seus protagonistas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 401-442.

LOPES, E. T.; BRITO, E. M.; SANTA ROSA, S. C.; JESUS, Y. L. Justiça social: utopias e realidades na elaboração da e na educação escolar indígena. In: OLIVEIRA, Ilzver de Matos; SOUZA, Otavio Augusto Reis de; ANDRADE, Fábio Santos de (Org.). Movimentos sociais, justiça e sociobiodiversidade: pesquisas contemporâneas. Curitiba-PR: Editora CRV, 2017. v. 1, p. 233-246.

LOPES, E. T.; JESUS, Y. L.; BRITO, M. C. L. Escola indígena e a construção da formação docente. In: MENDES, Gicélia; SILVA, Leilane Ramos da; SOARES, Maria José Nascimento (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas em questão (Coleção Pibid/UFS). João Pessoa-PB: Editora do CCTA, 2016. v. 3, p. 401-416.

LOPES, Edinéia Tavares; MATTOS, Ivy Guedes de; PINHO, Vilma Aparecida de. APRESENTAÇÃO – Relações étnico-raciais: protagonismos negros em múltiplos territórios e contextos educacionais. Revista Fórum Identidades, v. 31, p. 7-11, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18832> Acesso em: 14 jun. 2024.

LOPES, E. T.; LIMA, M. B.; JESUS, M. C. L. B.; VIEIRA, L. O.; JESUS, Y. L. Representações indígenas e negras na literatura e no cinema brasileiros: provocações (im)pertinentes. In: LOPES, A. M.; RAMALHO, C. B. (Org.). Literatura, Educação e Cultura: Cabo Verde e Brasil. Praia, Cabo Verde: Ediç. UniCV, 2019. p. 99-109.

LOPES, E. T.; LIMA, M. B.; MOL, G. S.; SANTOS, J. A.; MELO, M. A.; CARVALHO, S. R. O. Movimentos investig/ativos emancipatórios na educação escolar quilombola em Sergipe. In: SANTOS, Marilene; ALMEIDA, Lívia Jéssica Messias de; FILHO, Delma Barros; ALVES, Maria Jeane dos Santos (Org.). Movimentos investig/ativos emancipatórios na educação escolar quilombola em Sergipe. 1. ed. : , 2023. p. 123-.

LOPES, Edinéia Tavares; SANTOS, Hélio Magno Nascimento dos. A pesquisa em educação escolar indígena no Brasil: Uma análise de teses, dissertações e artigos. Revista Fórum Identidades, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4270>. Acesso em: 20 jun. 2024.

LOPES, E. T.; SANTOS, R. A.; SANTOS, L. C. A.; SANTOS, J. A.; BALOI, B. P. Ubuntu: racializando saberes para ressignificar nossa existência e enegrecer o debate desde nós. In: PAGAN, Alice Alexandre; OLIVEIRA, Graciela da Silva (Org.). Escola resiliente: desenvolvendo fortalezas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2023. p. 71-81.

LOPES, Edinéia Tavares; SANTOS, Aline Nunes. Ensino de ciências para surdos e/ou deficientes auditivos numa perspectiva de inclusão escolar: um olhar sobre as publicações brasileiras no período entre 2000 e 2015. Debates em Educação, v. 9, p. 183-203, 2017. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3144> Acesso em: 14 jun. 2024.

MACIEL, Regimeire de Oliveira. Racismo e ações afirmativas: a universidade como lugar dos saberes da disputa. In: GOMES, Nilma Lino (org.). Saberes das lutas do movimento negro educador. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 71-92.

MARAUX, Amélia Teresa. S. R; SANTOS, Dina Maria Rosário dos; OLIVEIRA, Iris Verena. Ações afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. In: MARAUX, Amélia Teresa. S. R; SANTOS, Dina Maria Rosário dos; OLIVEIRA, Iris Verena. (Org.). Ações afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. 1ed. Salvador: EDUNEB, 2021, v. 1, p. 9-36. Disponível em: https://ulibros.com/acoes-afirmativas-iudyz.html

MELLO, Luciana Garcia de. Justiça inconclusiva: vícios e virtudes da política de cotas na pós-graduação da UFRGS. Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: <https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/905/427>

MOUTINHO, Laura; AGUIÃO, Silvia; NEVES, Paulo Sérgio da Costa. A construção política das interfaces entre (homos)sexualidade, raça e aids nos programas nacionais de direitos humanos. Ponto Urbe, v. 1, p. online 23-online 23, 2018. Disponível em: <https://journals.openedition.org/pontourbe/5534> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. A figura do outro: uma comparação entre os discursos sobre minorias sociais no Brasil e na França a partir das ações afirmativas. In: JESUS, Sonia Meire de; NEVES, Paulo Sérgio da Costa. (Org.). Educação e Pluralidades sociais: desafios e perspectivas. 1ed. SÃO CRISTÓVÃO: EDITORA UFS, 2015, v. 1, p. 91-108. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/tomo/article/view/1593/1449> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. A questão quilombola sob o prisma do gênero, ou como a busca identitária inverte lógicas do poder masculino: um estudo de caso. Revista Fórum Identidades, v. 30, p. 97-116, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/13501> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Antirracismo. In: Flávia Rios; Márcio André dos Santos; Alex Ratts. (Org.). Dicionário das Relações Étnico-raciais contemporâneas. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 2023, v. 1, p. 38-42.

NEVES, PAULO Sérgio da Costa. Avaliação de políticas afirmativas universitárias para além da universidade: impactos no ensino médio e no cotidiano de alunos da rede pública. In: FAPITEC- Fundação de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Org.). Pesquisa em Políticas Públicas no Estado de Sergipe. 1ed.São Cristóvão: EDUFS, 2021, v. 1, p. 303-321.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Etnicidade e lutas sociais no campo no Brasil contemporâneo: um estudo de caso. Revista Ambivalências, v. 4, p. 68-86, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/5540> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Sistemas de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidades públicas brasileiras. Mana, 28 (3), 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0406>Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Universities, inequalities and public policy: A brief discussion of affirmative action in higher education in Brazil. ACADEMIA, v. 10, p. 79-108, 2017. Disponível em: <https://pasithee.library.upatras.gr/academia/article/view/2836> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; BARRETO, Paula Cristina. Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças: uma introdução. Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: <https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/918/425> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; DOMINGUES, Petrônio. Por um fato social total: A controvérsia em torno das ações afirmativas no Brasil. Cadernos de Estudos Sociais, v. 37, n.2, jun./dez., 2022. Disponível em <https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/2168/1708> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; FARO, André; SCHMITZ, Heike. As ações afirmativas nas Universidades públicas e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, p. 127-160, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Wg5Yk4HwqFhYxdzVJSV4sck/abstract/?lang=pt> Acesso em: 12 jun. 2024.

LIMA, Maria Batista; LOPES, Edinéia Tavares; NEVES, Paulo Sérgio da Costa. O Programa Equidade na Pós-Graduação no âmbito da Universidade Federal de Sergipe: quando a máquina burocrática trava, “o que salva é a força de vontade”.. In: Amélia Artes; Sandra Unbehaum; Valter Silvério. (Org.). Ações Afirmativas no Brasil: Experiências Bem Sucedidas de Acesso na Pós-Graduação. 1ed.São Paulo: Cortez / Fundação Carlos Chagas, 2016, v. 1, p. 89-113.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; MACIEL, Regimeire; LOZANO, Marie-Anne L. Um Breve Balanço sobre a Experiência da Série “A Questão Étnico-racial em Tempos de Crise” do Boletim Cientistas Sociais – ANPOCS. Boletim Cientistas Sociais, v. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: <https://anpocs.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Boletim_ER_047.pdf> Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. OLIVEIRA, Andréa Hermínia Aguiar. As cotas universitárias e a prática pedagógica no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe. Interfaces da Educação, v. 5, p. 119-143, 2014. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/464>Acesso em: 12 jun. 2024.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; PENHA-LOPES, Vânia. Apresentação Dossiê ‘Ações Afirmativas no Brasil’. Tomo (UFS), v. 24, p. 7-13, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/tomo/issue/view/320> Acesso em: 12 jun. 2024.

RESENDE, Mário; SANTOS, Edmilson Santos dos; SILVA, Givânia Maria. Desafios à implementação da lei 12.990/14 na UFRB. In: BARROS, Ronaldo Crispim Sena Barros; SANTIAGO, Ana Rita; SILVA, Rosangela Souza da. (org.). As políticas Afirmativas na UFRB: percursos, dobres e pontes. 1. ed. Cruz das Almas-BA: UFRB, 2023. v. 2. p. 101-123. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=199. Acesso em: 14 jun. 2024.

SANTOS, Dina Maria Rosário dos. “Tudo tudo tudo tudo que nóis tem é nóis” e os nós: notas sobre a formulação da política institucional de acessibilidade e inclusão da UNEB. In: SANTOS, Dina Maria Rosário dos; SALVADORI, Juliana Cristina; MATTOS, Nicoleta Mendes de. (Org.). Políticas, práticas e cultura inclusivas história e memórias na Universidade do Estado da Bahia. 1ed.São Paulo: Pontes, 2022, v. 1, p. 127-152. Disponível em: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/educacao/politicas-praticas-e-cultura-inclusivas-historia-e-memorias-na-universidade-do-estado-da-bahia/. Acesso em: 8 mai. 2024.

SANTOS, K. S.; LOPES, E. T.; JESUS, M. C. L. B.; SANTOS, L. C. A. Educação em ciências e educação das relações étnico-raciais: diálogos necessários. In: TOURINHO E SILVA, Adjane da Costa; SOUZA, Divanizia do Nascimento; SILVA, Wellington Barros da (Org.). Ensaios sobre ensino de Ciências e Matemática: perspectivas epistemológicas. Curitiba: CRV, 2021. p. 245-260.

SANTOS, E. L.; MACENA, F. S.; LIMA, I. S.; ANDRADE, C. P.; LOPES, E. T. Transform/ações na docência em química: educação escolar quilombola, ensino remoto emergencial e homogeneização cultural. In: Dilton Cândido Santos Maynard; Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa; André Luís André. (Org.). Formação docente no PROLICE: relatos de experiências colaborativas da UFS com educação básica. 1ed.São Cristóvão: UFS, 2022, v. 1, p. 85-100. Disponível em: <https://ri.ufs.br/handle/riufs/15702?mode=full> . Acesso em: 20 jun. 2024.

SILVA, Maria Nilza da. A População Negra e o Ensino Superior no Brasil: algumas considerações. Universidades, v. 72, p. 91-111, 2021. Disponível em: https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2021/03/Universidades-87-1.pdf

SILVA, Maria Nilza da. Negros de instituições privadas têm acesso às Cotas na UEL. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina: colaboración intercultural: experiencias y aprendizajes. 1ed.Sáenz Peña – Buenos Aires: Editorial de la Universidad Nacional de Tres de Febrero EDUNTREF, 2019, v., p. 259-268. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/04/MatoLibro.pdf

SILVA, E. A. Por uma política antirracista. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 36, p. 1-5, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/MCb6wczC8dX3yH6VXzhgm5g/>. Acesso em: 20 jun. 2024.

SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana. Casa Dona Vilma – Yá Mukumby: memórias e lutas pelas ações afirmativas. 1. ed. Londrina: UEL, 2019. v. 1. 144p. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/A%20Casa%20Dona%20Vilma_SITE.pdf

SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana. Racismo e ações afirmativas na Educação Superior. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina: Las múltiples formas del racismo. 1ed.Buenos Aires: EDUNTREF, 2020, v. , p. 221-236. Disponível em: https://untref.edu.ar/sitios/ciea/wp-content/uploads/sites/6/2021/04/Mato-Coord-2020-Libro-UNTREF-6-Multiples-formas-Racismo-en-Educ-Superior.pdf