referências

AZEVEDO, Beatriz de Paula; ANJOS, Ana Carolina Costa dos. Disputa em torno das ações afirmativas para estudantes negro(a/e)s: Manchetes sobre as fraudes e comissões de heteroidentificação nas universidades públicas. In: IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste (IV Copene Nordeste), 2024, Maceió. Anais do IV COPENE NORDESTE: O legado de Palmares e o futuro das Políticas Públicas, 2024. v. 1. p. 1-18. Disponível em: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/anais/trabalhos/lista#B

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Política afirmativa, democratização do acesso à universidade e propostas de avaliação: Lei de cotas teve papel central para a entrada de negros, indígenas e estudantes oriundos de escolas públicas nas universidades públicas. Ciência e Cultura, v. 75, p. 1-09, 2023. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252023000100003&script=sci_abstract&tlng=pt

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Política de Ação Afirmativa na UnB. Nexo Políticas Públicas, 03 maio 2022. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2022/05/17/politica-de-acao-afirmativa-na-unb

BERNARDINO-COSTA, Joaze; BORGES, Antonádia; FERREIRA, Maria Aparecida Chagas; CARLOS, Gabriella da Conceição e. Radiografia das políticas de ação afirmativa na pós-graduação das universidades federais. Dados, Rio de Janeiro, vol. 67, no. 3, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/WCMW3c9DtK5TLPHPCDxvZkN/?format=pdf&lang=pt

BERNARDINO-COSTA, Joaze; BORGES, Antonádia. Um projeto decolonial antirracista: ações afirmativas na pós-graduação na universidade de Brasília. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/c5k3X36N7xVdWjLSbtksxWH/?format=pdf&lang=pt 

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MOURA, Cristina Patriota de. Jalecos Brancos: Trajetória e desempenho de cotistas do curso de medicina da UNB. Educação e Sociedade, v. 44, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bJCmfBf5QryKfs3XndjmYdz/

BORGES, Antonádia; BERNARDINO-COSTA, Joaze. Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, Rio de Janeiro, vol. 28, no. 3, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400

BORGES, Antonádia; BERNARDINO-COSTA, Joaze. Dessenhorizar a academia: ações afirmativas na pós-graduação. Mana, vol. 28, no. 3, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0401

CARMO, Milena Mateuzi; MOUTINHO, Laura; KLEIN, Charles. Periferias nas universidades: ecos femininos das políticas de ações afirmativas. Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/906/430

COSTA, Andréa Lopes da. Ações afirmativas e transformações no campo intelectual: uma reflexão. Educação e Sociedade, vol. 43, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sgDQbJHKLgpK8fPBLr5tM5Q/?format=pdf&lang=pt

COSTA, Andréa Lopes da. O espírito das ações afirmativas na era pré-cotas. Nexo, 01 nov. 2023. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2023/03/01/o-espirito-das-acoes-afirmativas-na-era-pre-cotas

COSTA, Andréa Lopes da; HIPÓLITO, Jéssica Maria de Vasconcellos Santana; VIEIRA, José Jairo. Ação Afirmativa, Memória e Reconhecimento: Relações Raciais e Experiências Negras nas narrativas do Rap. Revista Praia Vermelha, v. 30, p. 90-120, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha/article/view/27950

COSTA, Andréa Lopes da; LIMA, Ludimila Maria Moreira; MIRANDA, Luma Doné. Sobre quem somos e sobre o que dizem que somos: o que revelam os rituais das comissões de heteroidentificação? Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/902/428

COSTA, Andréa Lopes da; PICANÇO, Felícia. Para além do acesso e da inclusão: impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no ensino superior. Novos Estudos Cebrap, vol. 39, no. 2, maio-ago 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/cH8p7sZsd9gk33JFRG3kpTJ/?format=pdf&lang=pt

COSTA, Andréa Lopes da; PICANÇO, Felícia Silva. Revisitando Ações Afirmativas. Vértices, v. 25, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/18089

MARAUX, Amélia Teresa. S. R; SANTOS, Dina Maria Rosário dos; OLIVEIRA, Iris Verena. Ações afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. In: MARAUX, Amélia Teresa. S. R; SANTOS, Dina Maria Rosário dos; OLIVEIRA, Iris Verena. (Org.). Ações afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. 1ed. Salvador: EDUNEB, 2021, v. 1, p. 9-36. Disponível em: https://ulibros.com/acoes-afirmativas-iudyz.html

MACIEL, Regimeire de Oliveira. Racismo e ações afirmativas: a universidade como lugar dos saberes da disputa. In: GOMES, Nilma Lino (org.). Saberes das lutas do movimento negro educador. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 71-92.

MELLO, Luciana Garcia de. Justiça inconclusiva: vícios e virtudes da política de cotas na pós-graduação da UFRGS. Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/905/427

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Sistemas de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidades públicas brasileiras. Mana, 28 (3), 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0406

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; BARRETO, Paula Cristina. Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças: uma introdução. Revista Brasileira de Sociologia. Dossiê: Ações afirmativas nas universidades e fora delas. vol. 10, no. 26, 2022. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/918/425

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; DOMINGUES, Petrônio. Por um fato social total: A controvérsia em torno das ações afirmativas no Brasil. Cadernos de Estudos Sociais, v. 37, n.2, jun./dez., 2022. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/2168/1708

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Universities, inequalities and public policy: A brief discussion of affirmative action in higher education in Brazil. ACADEMIA, v. 10, p. 79-108, 2017. Disponível em: https://pasithee.library.upatras.gr/academia/article/view/2836 

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. A figura do outro: uma comparação entre os discursos sobre minorias sociais no Brasil e na França a partir das ações afirmativas. In: JESUS, Sonia Meire de; NEVES, Paulo Sérgio da Costa. (Org.). Educação e Pluralidades sociais: desafios e perspectivas. 1ed. SÃO CRISTÓVÃO: EDITORA UFS, 2015, v. 1, p. 91-108. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/tomo/article/view/1593/1449 

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; PENHA-LOPES, Vânia. Apresentação Dossiê ‘Ações Afirmativas no Brasil’. Tomo (UFS), v. 24, p. 7-13, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/tomo/issue/view/320 

RESENDE, Mário; SANTOS, Edmilson Santos dos; SILVA, Givânia Maria. Desafios à implementação da lei 12.990/14 na UFRB. In: BARROS, Ronaldo Crispim Sena Barros; SANTIAGO, Ana Rita; SILVA, Rosangela Souza da. (org.). As políticas Afirmativas na UFRB: percursos, dobres e pontes. 1. ed. Cruz das Almas-BA: UFRB, 2023. v. 2. p. 101-123. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=199

SANTOS, Dina Maria Rosário dos. “Tudo tudo tudo tudo que nóis tem é nóis” e os nós: notas sobre a formulação da política institucional de acessibilidade e inclusão da UNEB. In: SANTOS, Dina Maria Rosário dos; SALVADORI, Juliana Cristina; MATTOS, Nicoleta Mendes de. (Org.). Políticas, práticas e cultura inclusivas história e memórias na Universidade do Estado da Bahia. 1ed.São Paulo: Pontes, 2022, v. 1, p. 127-152. Disponível em: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/educacao/politicas-praticas-e-cultura-inclusivas-historia-e-memorias-na-universidade-do-estado-da-bahia/

SILVA, Maria Nilza da. A População Negra e o Ensino Superior no Brasil: algumas considerações. Universidades, v. 72, p. 91-111, 2021. Disponível em: https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2021/03/Universidades-87-1.pdf

SILVA, Maria Nilza da. Negros de instituições privadas têm acesso às Cotas na UEL. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina: colaboración intercultural: experiencias y aprendizajes. 1ed.Sáenz Peña – Buenos Aires: Editorial de la Universidad Nacional de Tres de Febrero EDUNTREF, 2019, v., p. 259-268. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/04/MatoLibro.pdf

SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana. Casa Dona Vilma – Yá Mukumby: memórias e lutas pelas ações afirmativas. 1. ed. Londrina: UEL, 2019. v. 1. 144p. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/A%20Casa%20Dona%20Vilma_SITE.pdf

SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana. Racismo e ações afirmativas na Educação Superior. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina: Las múltiples formas del racismo. 1ed.Buenos Aires: EDUNTREF, 2020, v. , p. 221-236. Disponível em: https://untref.edu.ar/sitios/ciea/wp-content/uploads/sites/6/2021/04/Mato-Coord-2020-Libro-UNTREF-6-Multiples-formas-Racismo-en-Educ-Superior.pdf